segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Biografia de grandes tenistas


O tênis é o esporte que mais acompanho nos últimos anos. Talvez pela decadência do futebol brasileiro ou do clube que eu torço, aos poucos fui abandonando o futebol e assistindo mais tênis e hoje sou um grande fã deste esporte.

Em relação a leitura, recentemente li três biografias de grandes tenistas que chegaram ao topo do mundo: Roger Federer, considerado por muitos o melhor tenista de todos os tempos, Rafael Nadal, o maior vencedor de Roland Garros da história do esporte e André Agassi, um tenista que trouxe polêmicas ao circuito “clássico” do tênis.

Abaixo, traço um paralelo sobre estas biografias

A PIOR:

A Biografia de Roger Federer – Autor: Rene Stauffer

Este livro narra a vida de Roger Federer, desde a infânica, os percalços e a chegada ao topo. Federer é o maior vencedor de Slams (torneios de maior importância) do tênis e o leitor iria esperar uma biografia sensacional. A decepção é que o livro é muito raso e não passa de um amontoado de informações. O livro pode ser substituído por uma consulta na Wikipedia. Apenas recomendo a leitura para você que realmente é fã do maior de todos os tempos e gosta de colecionar fatos, fotos e informações do ídolo.

A MELHOR:

Agassi – Autobiografia – Autor: André Agassi

Uma biografia que causou polêmica no seu lançamento, assim como o tenista levou polêmica ao circuito de tênis. Agassi trouxe um estilo de jogo e principalmente de vida diferente do padrão dos tenistas de sua geração. Ele narra detalhes de sua vida, desde o sonho do pai de ter um filho número 1 do mundo até a sua aposentadoria. Casamentos, envolvimento com drogas, discordância com os outros tenistas, títulos importantes e derrotas dolorosas. Qualquer fã de esporte deve ler este livro e para os fãs de tênis e atletas de fim de semana, a leitura é obrigatória.

A INTERMEDIÁRIA:

Rafa, Minha História – Autor: John Carlin e Rafael Nadal

Esta obra se aproxima mais à biografia do Agassi do que ao amontoado de informações do Federer. Nadal e o jornalista John Carlin também detalham a vida do tenista, focada sobretudo no esforço e em muito trabalho para alcançar os objetivos. Rafael Nadal serve de exemplo para qualquer pessoa e mostra que comprometimento e trabalho pode nos levar a resultados surpreendentes. Nadal é conhecido por vencer não por jogar melhor, mais por se esforçar mais e ter um controle mental melhor do que o do adversário. O livro só não é tão bom quanto ao de Agassi por dois simples fatos: o tenista ainda está em atividade e é muito jovem. O lançamento de sua biografia foi um pouco precoce e provavelmente esconde fatos que poderiam ser revelados ao término de sua carreira. O livro é recomendado para todas as pessoas e é uma leitura extremamente válida e motivacional.

3 comentários:

  1. Respostas
    1. ainda não li a do Sampras. Mas já ouvi bons comentários sobre ela.

      Excluir
    2. a do Sampras é boa, queria que traduzissem a do Jimmy Connors......

      Excluir