quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Vila dos Confins - Mario Palmério

 
Ambientado no sertão mineiro, este magnifíco livro de Mario Palmério conta a estória de uma disputa eleitoral em uma cidadezinha de Minas Gerais na década de 1950.

O protagonista é o deputado Paulo Santos que apoia o candidato do seu partido para a prefeitura da cidade. Paulo Santos se mostra cansando da vida de politico, o que realmente deseja é descansar no interior, mesmo assim, trabalha com afinco na campanha do seu aliado.

O livro conta os detalhes da política ainda coronelista e de compra de votos que vigorava (vigora?) no interior das Minas Gerais. Relata a bagunça das alianças partidárias vigentes ainda hoje, tudo em troca de interesses, votos para os candidatos e cargos para os eleitores. Um pequeno trecho do livro demonstra a confusão das alianças partidárias:

Veja como tudo tem mudado: nas eleições passadas, nós nos aliamos aos democratas para vencer os liberais; nas últimas, nos unimos aos liberais para derrotar os democratas; agora, o boato é que os democratas estão se aproximando dos liberais para acabarem com a gente… nessa confusão toda, sobram apenas os mais duros, que ninguém é bobo de fazer casa com pau bichado…

A obra mostra também o dia a dia da população do sertão, os costumes da época, e descreve em detalhes a natureza da região, fazendo o leitor se sentir no sertão de Minas Gerais.

Leitura obrigatória para todo cidadão brasileiro, especialmente os mineiros.
Aposto que quem ler, irá buscar a leitura da outra obra de Mário Palmério (Chapadão do Bugre), que será descrita no blog em oportunidade futura.

Palmério foi deputado e conhecia os pormenores das eleições, então relatou com propriedade os fatos descritos no livro. Foi agraciado com uma cadeira na Academia Brasileira de Letras sucedendo Guimarães Rosa, em 4 de abril de 1968.

Por quê ler?
- Conhecer os pormenores de uma eleição.
- Apreciar o cotidiano do sertão de Minas.
- Sentir-se inserido na natureza do local.

Imperdível para:
- Políticos e aspirantes.
- Mineiros e quem aprecia o belo estado de Minas Gerais.
- Todos os eleitores.

Curiosidades:
- No Triângulo Mineiro, Mário Palmério fundou, em 1950, a Faculdade de Direito e, em 1953, a Faculdade de Medicina.
- Como Graciliano Ramos, Palmério publicou seu primeiro livro com mais de 40 anos.

Nota do blog: 10 / 10

Onde comprar:


Ficha Técnica desta edição:

Preço: R$ 31,00
ISBN: 8503007894
ISBN-13: 9788503007894
Idioma: português
Encadernação: Brochura
Dimensão: 16x23cm
Peso: 0,420kg
Edição: 10ª
Ano de Lançamento: 2003
Número de páginas: 292

Nenhum comentário:

Postar um comentário